18 de jan. de 2020

Wolfenstein 3D (PS2)

  Sem dúvida um dos pais dos jogos FPS como conhecemos, Wolfenstein 3D não foi apenas um pulo do 2D para o (quase) 3D mas também um grande marco para a história dos jogos eletrônicos, basicamente impondo no mercado o que faz um jogo FPS ser um jogo FPS.
 Trago hoje, Wolfenstein 3D para o PS2 (funcionando praticamente do mesmo modo que o DOOM e o DOOM II).




Capa feita por mim para o Wolfenstein 3D do PS2
Fonte: Autoria Própria


 Wolfenstein 3D é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela id Software e publicado pela Apogee Software e FormGen. Foi originalmente lançado na América do Norte em 5 de maio de 1992, para MS-DOS, inspirado pelo jogo eletrônico Castle Wolfenstein da Muse Software. Em Wolfenstein 3D, o jogador assume o comando do espião aliado William "B.J." Blazkowicz durante a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de escapar de uma prisão Nazista localizada no Castelo Wolfenstein e cumprir uma série de missões cruciais. O jogador explora vários níveis a fim de encontrar um elevador que irá dar acesso aos próximos estágios ou matar o chefe final, enfrentando soldados nazistas, cães e outros inimigos com facas, pistolas e demais armas.
 Wolfenstein 3D foi o segundo principal lançamento da id Software, depois da série Commander Keen. Em meados de 1991, o programador John Carmack fez experimentos com um motor de jogo 3D restringindo a jogabilidade e o ponto de vista para um único plano, produzindo como protótipo Catacomb 3-D. Após uma reunião em que se decidiu mudar o ramo dos jogos da empresa para um gênero mais violento, que por sua vez era antes direcionados para "títulos em família", o programador John Romero sugeriu fazer um remake do jogo de tiro furtivo Castle Wolfenstein, transformando-o em um lançamento de ação. Ele e o designer Tom Hall criaram Wolfenstein 3D através de um motor de jogo desenvolvido pelo próprio Carmack, com o intuito proporcionar uma jogabilidade rápida e violenta, ao contrário dos outros jogos disponíveis no mercado da época. A arte de Wolfenstein 3D foi criada por Adrian Carmack, e os efeitos sonoros por Bobby Prince. O jogo foi lançado pela Apogee através de dois sets de três episódios pelo modelo shareware, onde o primeiro episódio é distribuído gratuitamente para o consumidor se interessar e pagar pelos restantes. Um episódio extra, Spear of Destiny, foi apresentado para o público pela FormGen.

 Wolfenstein 3D teve um grande sucesso critico e comercial, ganhando vários prêmios e vendendo 200 mil cópias até o final de 1993. É consenso entre os historiadores de jogos eletrônicos que Wolfenstein 3D ajudou a popularizar o gênero de tiro em primeira pessoa e estabelecer o padrão dos jogos de ação subsequentes, além de tornar mais popular a viabilidade do modelo shareware no período. 

 Quanto à essa versão de PS2, obviamente ela foi portada por algum fã, já que o código fonte do jogo foi liberado gratuitamente em 1995. Tentei procurar o autor desse port mas acabei não encontrando, não sei se é recente ou antigo, mas o que importa é que funciona.
Adicionei uma capa junto a ISO pra você colocar na sua pasta ART, assim o seu jogo vai ter capa quando você selecioná-lo no OPL.


Sem mais delongas, segue aqui o Download do jogo em aprox. 48 MB:
                      

*Compatível com OPL 9.4 DB 1641

DOWNLOAD


Download disponibilizado por GuilherMith, se for postar em algum outro lugar, dê os devidos créditos

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